
Luanna Grasiely Araújo
Coordenadora do Setor de Envelhecimento
- (87) 3831-2887
- coordenacaoenvelhecimento.st@apaepe.org.br
Envelhecimento
O envelhecimento não é um estado, mas sim um processo de degradação progressiva e diferencial. Ele afeta todos os seres vivos e o seu termo natural é a morte do organismo. De acordo com o nível no qual a pessoa se situa (biológico, psicológico ou sociológico), a sua velocidade e gravidade variam de indivíduo para indivíduo. Na pessoa com deficiência intelectual e múltipla as alterações inerentes ao processo de envelhecimento acontecem de forma precoce, a partir dos 35 anos.
Sabendo disso, o setor de envelhecimento da APAE de Serra Talhada oferece aos seus assistidos O MÉTODO PILATES, WATSU, REALIDADE VIRTUAL, ESTIMULAÇÃO COGNITIVA, TERAPIA COM MÚSICA e ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO que acontecem de segunda à sexta feira de 8h às 12h.
Serviços
Pilates
O pilates é um método de exercícios desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920 que visa trabalhar a conexão entre mente e corpo de modo a melhorar a consciência corporal e dessa forma promover benefícios. Os exercícios focam no alongamento, flexibilidade, equilíbrio e fortalecimento muscular e oferece aos seus praticantes
- Aquisição da consciência corporal;
- Redução do estresse e da ansiedade;
- Eliminação de toxinas;
- Alívio de dores crônicas e musculares;
- Melhora da coordenação motora e do equilíbrio;
- Alinhamento postural;
- Aumento da capacidade respiratória;
- Tonificação muscular;
- Ativação da circulação sanguínea;
- Melhora da qualidade do sono.
Público Alvo: Pessoa com deficiência intelectual e múltipla a partir de 35 anos.
Watsu
Criado em 1980 por Harold Dull, é um trabalho corporal aquático que promove um relaxamento físico e mental. Para ser realizada, a terapia tem que ser feita dentro de uma piscina aquecida, em média à 34ºC. Age no lado emocional, pois alguns movimentos remetem aos do feto dentro do útero, o que gera uma conexão com os sentimentos do paciente. Para isso, o ambiente precisa estar silencioso e calmo, músicas relaxantes ou sons ambientes também podem estar presentes. É indicado para casos de reabilitação, recomendações de relaxamento físico e mental, recuperação pós-operatório. Além de:
- Pacientes que perderam movimentos por causa de uma paralisia cerebral;
- Quadros de fibromialgia;
- Pacientes em pós-operatório (para qualquer parte do corpo em que a dor permanece);
- Adequação do tônus muscular;
- Alívio do estresse e Ansiedade;
- Síndrome do Pânico;
- Depressão e traumas;
- Entre outros.
Realidade Virtual
A realidade virtual (RV) é definida como simulações interativas criadas em computador e disponibilizadas ao usuário em tempo real. É um meio de imersão e interação que possibilita a criação de um cenário enriquecedor e individualizado. Favorece a prática de princípios relacionados à aprendizagem motora e a plasticidade neural. Com isso, o feedback sensorial obtido durante as experiências no universo virtual, permite aos seus usuários sensações como se estivessem em ambiente real. Podemos elencar alguns benefícios como:
- Estimulam a movimentação corporal.
- Favorecem a prática de exercício físico.
- Estimulam os indivíduos a focarem nos objetivos.
- Possuem elementos que envolvem o jogador em ambientes virtuais tirando sua atenção de qualquer fator negativo como medo ou dor.
- Aumentam a motivação e participação do usuário.
- Estimulam ações complexas que podem ser transferidas para o mundo real.
Público Alvo: Pessoa com deficiência intelectual e múltipla a partir de 35 anos
Atendimento psicopedagógico
O atendimento psicopedagógico ajuda a recuperar o prazer em aprender e corrigir falhas no seu processo de aprendizagem, desenvolvendo atividades para estimular a percepção visual, espacial, auditiva além da capacidade de leitura e escrita, desenvolvendo sua autonomia. Sendo este dividido em duas etapas: Avaliação e acompanhamento psicopedagógico.
Público-alvo: Pessoa com deficiência intelectual e múltipla a partir de 35 anos.
Estimulação cognitiva
A estimulação cognitiva é um processo de mudança que visa estimular e, em alguns casos, reabilitar as funções físicas, psicológicas e sociais do indivíduo. Nos idosos com deficiência intelectual e múltipla, tem como objetivo ajuda-los a conviver ou superar os déficits cognitivos e as limitações emocionais, ambientais e sociais, proporcionando melhora na qualidade de vida e interação social. Ela é uma intervenção ampla, envolvendo não apenas a realização de tarefas escritas, mas também a família, profissionais envolvidos e o ambiente do idoso. Deve ser personalizada para cada indivíduo a partir do perfil cognitivo e do repertório intelectual e social ou pode também ser realizada em grupos.
Público-alvo: Pessoa com deficiência intelectual e múltipla a partir de 35 anos.
Terapia com Música
Serve para promover a comunicação, expressão e aprendizado. Além disso, busca facilitar a organização e a forma de se relacionar dos seus pacientes, promovendo saúde, reabilitando, atuando como medida de prevenção. A terapia com música objetiva desenvolver potenciais e restabelecer as funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida. É justamente por ativar tantas áreas do cérebro e de maneira tão intensa que a música serve como via terapêutica para tratar sintomas como a demência, tão comuns em doenças neurodegenerativas do processo de envelhecimento.
Público-alvo: Pessoa com deficiência intelectual e múltipla a partir de 35 anos.
