
Coordenadora do setor de Assistência Social
- (87) 3831-2887
- coordenacaoassistencia.st@apaepe.org.br
Assistência Social
Serviços
Atendimento Socioassistenciais
As ofertas da Assistência Social na APAEST, deve ser para além das pessoas com deficiência, ou seja, é imprescindível o trabalho com às famílias, devido as diferentes situações de vulnerabilidades que vivenciam e que estão expostas. Essa família chega à instituição necessitando de apoio emocional e empoderamento na busca de efetivação de direitos que lhe são assegurados pela Constituição Federal de 1988.
A APAEST, enquanto entidade de atendimento desenvolve serviços de atendimento tanto na proteção social básica, quanto na proteção social especial de média e alta complexidade.
Público-alvo: Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla e a família/responsável
Serviço Proteção Social Básica no Domicílio
O serviço deve contribuir com a promoção do acesso de pessoas com deficiência aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e a toda a rede socioassistencial, aos serviços de outras políticas públicas, entre elas, educação, trabalho, saúde, transporte especial e programas de desenvolvimento de acessibilidade, serviços setoriais e de defesa de direitos e programas especializados de habilitação e reabilitação.
Público-alvo: Pessoas com deficiência que vivenciam situação de vulnerabilidade social, pela fragilização de vínculos familiares e sociais e/ou pela ausência de acesso a possibilidades de inserção, habilitação social e comunitária, em especial: beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC); membros de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda.
Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, idosas e suas Famílias, ofertado em Unidade Referenciada - Apae.
Segundo a Tipificação de (2014, p. 38), o serviço tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes. A intervenção será sempre voltada a diminuir a exclusão social tanto do dependente quanto do cuidador, a sobrecarga do cuidador, decorrente da situação de dependência/prestação de cuidados prolongados, bem como a interrupção e superação das violações de direitos que fragilizam a autonomia e intensificam o grau de dependência da pessoa com deficiência ou pessoa idosa.
Público-alvo: Pessoas com deficiência e idosos com dependência, seus cuidadores e familiares das pessoas com pessoas com deficiência.
Ressaltando que pessoas com deficiência e idosos que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia.
Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência, ofertando o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, idosas e suas Famílias
Centro Dia de Referência é uma unidade especializada de proteção social do SUAS de atendimento durante o dia, a jovens e adultos com deficiência em situação de dependência, que presta um conjunto variado de atividades:
De convivência grupal, social e comunitária;
Cuidados pessoais;
Fortalecimento de vínculos e ampliação das relações sociais;
Apoio e orientação aos cuidadores familiares;
Acesso a outros serviços no território e a tecnologias assistivas de autonomia e convivência.
O serviço contribui para evitar o isolamento social da pessoa com deficiência e do cuidador familiar e outras situações de risco e violação de direitos, como a discriminação, negligência, maus tratos, abandono, violência física e psicológica, uso indevido da imagem, convivência com a extrema pobreza, dentre outros riscos, construindo autonomia e fortalecendo o papel protetivo da família. Este serviço especializado também será referência.
Público-alvo: Serviço em Centro dia destina-se às Pessoas com deficiência em situação de dependência e suas famílias, prioritariamente, jovens e adultos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e em situação de pobreza incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, com idade entre 18 e 60 anos. Cabe ressaltar que a Resolução CNAS nº. 4 de 19 de abril de 2017, aprovou critérios de partilha e elegibilidade que expandiu o cofinanciamento federal do Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias, atendendo prioritariamente também crianças de 0 a 6 anos, com microcefalia ou doenças associadas e suas famílias. O referido serviço pode ser ofertado também no Centro Dia.
Parceria: Parceira: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Serra Talhada.
Família Empreendora – Apae Serra Talhada
O objetivo do grupo é contribuir com as familias apaeanas que tem o seu empreendimentos em suas residências e desejam adquiri uma renda extra e muitas vezes não consegue trabalhar fora devido a deficiência do seu filho. O grupo tem por objetivo desenvolver nas famílias o empoderamento, atitudes e mentalidade empreendedoras, para que possam encontrar soluções e lidar com desafios, além de criar possibilidades eficazes para obter renda.
Público-alvo:
Responsável da pessoa com deficiência que já tenha um empreendimento.
Grupo Aproximar para Fortalecer
O grupo “Aproximar para fortalecer” propõe palestras e encontros com temas sensíveis às necessidades de nossos usuários e de seus familiares. Foi estruturad a a partir da identificação das necessidades levantadas pelo setor de assistência para garantia dos direitos da pessoa com deficiência. Tem prioridade nos encontros a discussão de temas relacionados à defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência e seus cuidadores, instruindo-os sobre as diversas leis.
Público-alvo:
Familiares da pessoas com deficiência intelectual ou múltiplas, (ou responsáveis).
Atendimento Juridico Social
A APAE de Serra Talhada oferece profissionais do direito, serviço social e psicologia para atender diretamente as famílias da pessoas com Deficiência Intelectual com demandas das mais diversas ordens, com a finalidade de promover e garantir seus direitos civis, políticos e sociais.
Público-alvo:
A familia da pessoa com deficiência .
Reunião com as famílias
Essas reuniões têm sempre um objetivo em comum: tentar trazer a família para mais perto do ambiente da APAE e ajudar a construir as diretrizes das ações tomadas pela instituição para as PcDI.
Público-alvo:
A familia da pessoa com deficiência .
